Plenitude Web TV , Plenitude SCM , Plenitude , Três Lagoas

INCLUSIVE NO MS

Último eclipse do ano poderá ser visto nesta terça-feira em todo país

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

POR: Enfoquems

Foto: Lua cheia ficará com aspecto de Lua crescente durante o eclipse lunar parcial. Pixabay

Eclipse lunar parcial, em que Terra faz sombra na Lua, terá seu auge às 17h30; data é a mesma dos 50 anos da missão Apollo 11 que levou o homem à Lua

O último eclipse do ano - um eclipse lunar parcial - ocorre nesta terça-feira (16), mesmo dia da comemoração dos 50 anos de lançamento da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua. O fenômeno terá seu àpice às 17h30 e poderá ser visto em todo o Brasil.

Diferentemente do eclipse solar que ocorreu há duas semanas, o eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua é ocultada parcialmente pela sombra da Terra. Nesse fenômeno, Sol, Terra e Lua ficam alinhados e o planeta faz sombra sobre o satélite.

A Lua cheia ficará com aspecto de Lua crescente. Para observar, basta olhar para o horizonte na direção leste. O próximo eclipse ocorrerá em 2021.

O eclipse poderá ser visto a partir das 16h01 e, no total, terá duração de mais de cinco horas, parecido com o que ocorreu em janeiro deste ano.

Programe-se (horários de MS):

A duração da fase de umbra (quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua) será de duas horas e 51 minutos. Já considerando todo o período do eclipse, incluindo a fase de penumbra (quando a sombra da Terra sobre a Lua ainda é vista de forma borrada), a duração total do fenômeno chega a cinco horas e 33 minutos.

14h43: início da fase de penumbra

16h01: início da fase da umbra

18h52: fim da fase da umbra

20h17: fim da fase da penumbra

Não é preciso usar óculos de proteção

Diferentemente de um eclipse solar – quando o que fica "escondido" é o Sol –, para observar o fenômeno lunar não é preciso óculos de proteção.

A visão da Lua é a olho nu, mas é mais fácil assistir ao fenômeno em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre.

7_perfeitoparavoce_CELifestyle_750x447._

Expediente | Anuncie | Política de Privacidade | Oque é Clipping?       
© PLENITUDE_SCM, 2018. Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.